Partilho esta questão porque já me confrontei com afirmações de pessoas, incluindo professores, que fazem depender a transformação da Escola, num espaço mais humano e significativo, do investimento no desenvolvimento das capacidades socioemocionais dos seus alunos, como se este fosse um objetivo em si mesmo.
É isso e a velha querela conhecimento vs competência! Naturalmente que o fito fundamental da escola é fazer passar o tesouro cultural às gerações seguintes, tesouro esse que engloba conhecimento, sabedoria, competências e capacidades socioemocionais...
A leitura estrita da afirmação de que o fito fundamental da escola é fazer passar o tesouro cultural às gerações seguintes fez-me parar ali a refletir, já que me induziu numa perspectiva reprodutora para a aprendizagem. Admito que nas competências a desenvolver esteja o espírito critico transformador que, para mim, desempenha um papel fundamental na missão da escola.
É isso e a velha querela conhecimento vs competência! Naturalmente que o fito fundamental da escola é fazer passar o tesouro cultural às gerações seguintes, tesouro esse que engloba conhecimento, sabedoria, competências e capacidades socioemocionais...
A leitura estrita da afirmação de que o fito fundamental da escola é fazer passar o tesouro cultural às gerações seguintes fez-me parar ali a refletir, já que me induziu numa perspectiva reprodutora para a aprendizagem. Admito que nas competências a desenvolver esteja o espírito critico transformador que, para mim, desempenha um papel fundamental na missão da escola.
Bem oportuno e pertinente. No meio de tanto comércio da banha da cobra importa procurar ver claro. Obrigado.