O ‘Jornal de Notícias’ anunciou no dia 20 de agosto que «Notas subiram em oito de cada dez exames que foram reapreciados», acrescentando que «em Matemática A chegou aos 83,6% e em Português aos 79,6%».
Participei no projeto MAIA, com muito proveito. Mas tem razão, obviamente, quando diz que exigeria uma mais ampla mudança de paradigma pedagógico, embora também tenhamos que anuir que "por algum lado se tinha que começar"! O que sinto no terreno, como professor e como formador, é uma total falta de instrumentos conceptuais, em muitos colegas, para compreender o processo educativo e os progressos no seu estudo e conhecimento. E a avaliação é, como refere, uma das áreas, simultaneamente, mais nublosas e determinada por crenças ancestrais.
Participei no projeto MAIA, com muito proveito. Mas tem razão, obviamente, quando diz que exigeria uma mais ampla mudança de paradigma pedagógico, embora também tenhamos que anuir que "por algum lado se tinha que começar"! O que sinto no terreno, como professor e como formador, é uma total falta de instrumentos conceptuais, em muitos colegas, para compreender o processo educativo e os progressos no seu estudo e conhecimento. E a avaliação é, como refere, uma das áreas, simultaneamente, mais nublosas e determinada por crenças ancestrais.