5 Comentários
Avatar de User
Avatar de Louise Lima

Me recordo a primeira vez que ouvi as suas palavras, Rui, com o conselho de Meirieu: "Se a função dos professores é fazer tudo pelos seus alunos, importa que não se esqueçam que tudo o que possam fazer não poderá ser feito sem eles." Desde então tem sido o meu mantra quando ouço que os professores já fizeram de tudo (e muito fazem!) e não superaram tal obstáculo. Só não podemos nos esquecer que sem eles - os alunos-, nada é feito. E muita vezes os alunos estão a margem do seu próprio processo educativo - ou porque estão a ser instruídos ou porque são considerados autossuficientes. Eis estão o grande desafio de ser professor: promover situações que permitam uma relação significativa destes alunos com o saber.

Expand full comment
Avatar de Carla Alexandra Baptista

E como é difícil comunicar!

Expand full comment
Avatar de Daniela Ferreira

Teresa o nosso grande debate (e como aluna destes dois grandes Professores) é a recusa do lugar do professor como alguém que está na vida do aluno e das escolas para facilitar o que quer que seja. Ao professor cabe a nobre tarefa de desafiar os seus alunos e é este desafio que os leva e conduz durante o processo de aprendizagem. Aceitar que o professor pode ser um facilitador é, no meu entender, recusar a dimensão profissional da docência. E por isso, quando recorremos à memoria para pensar nos nossos Professores surgem aqueles que nos guiaram e desafiaram, aqueles que ao nos ensinar, promoveram a nossa aprendizagem. O desafio e a conquista intelectual é a variável comum, pelo menos uma delas, aqueles que a memória transporta para estas reflexões.

Expand full comment
Avatar de josé Matias Alves

Viva, meu caro Rui! Obrigado pela reflexão adicional. Os termos da equação ficam mais claros. "Navegamos sem o mapa que fazemos".

Expand full comment
Avatar de Maria Teresa Samora Macara

Porventura "facilitador" seja um termo cheio de ambiguidade. Historicamente situado para provocar disrupção? Apostando no paradigma comunicacional, esse tal "facilitador" tem a tarefa mais difícil que é proporcionar e organizar uma comunicação permanente não centrada em si nem unidirecional. Esse aparente "apagamento" da importância, também ela nuclea,r da ação do professor, é mais exigente para si próprio que muito dirigismo ainda por cá instalado.

Expand full comment