No excerto que se apresenta, Philippe Meirieu coloca-nos perante um dos problemas mais decisivos com que se defrontam os projetos de educação escolar que se desenvolvem em sociedades com uma orientação política democrática.
A educação deve preparar a criança … para o acesso à cidadania;
A criança é um sujeito com quem se pode ter uma aproximação que … torna possível o acesso à cultura.
A educação caminha com a criança no mundo’, acompanha a transposição das “fronteiras’ que a levam a decidir livremente sobre a sua vida e suas escolhas.
Trata-se de um sujeito que decide progressivamente sobre sua existência, a quem podemos oferecer possibilidades, comprometendo-a permanentemente com sua própria educação.
Concluo:
A questão está apenas no conceito de autoridade.
1º- Imposta? De cima para baixo?
2º-Reconhecida? Legitimada pelo educando? Dialogada?
Facilitista a 1ª, para o "educador",mas geradora de submissos ou de insurretos. Não educa, instrui; não prepara para a cidadania como participação coletiva na cidade.
A coragem de hesitar…
Sem dúvida:
A educação deve preparar a criança … para o acesso à cidadania;
A criança é um sujeito com quem se pode ter uma aproximação que … torna possível o acesso à cultura.
A educação caminha com a criança no mundo’, acompanha a transposição das “fronteiras’ que a levam a decidir livremente sobre a sua vida e suas escolhas.
Trata-se de um sujeito que decide progressivamente sobre sua existência, a quem podemos oferecer possibilidades, comprometendo-a permanentemente com sua própria educação.
Concluo:
A questão está apenas no conceito de autoridade.
1º- Imposta? De cima para baixo?
2º-Reconhecida? Legitimada pelo educando? Dialogada?
Facilitista a 1ª, para o "educador",mas geradora de submissos ou de insurretos. Não educa, instrui; não prepara para a cidadania como participação coletiva na cidade.